“Bendize oh minha alma ao Senhor”

“Alegria Incomparável”
20 de junho de 2019
“Mudança de Hábito (3)”
22 de junho de 2019
“Alegria Incomparável”
20 de junho de 2019
“Mudança de Hábito (3)”
22 de junho de 2019
“Bendize oh minha alma ao Senhor”
“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.” (Salmo 103.1)

Imagine, como seria a nossa vida se tudo o que nós temos fosse substituído pelo que merecemos? Se todas as nossas ações de pecado fossem punidas proporcionalmente? Como seria um dia de vida da nossa existência com a ausência total da bondade de Deus? Certamente não sobreviveríamos.

O autor do Salmo 100, através do seu exemplo e vivência, nos ensina algumas lições importantes em relação ao viver que rende graças e louvores ao Senhor. Com ele, aprendemos que o bem dizer a Deus é um exercício de devoção que afeta toda a nossa estrutura humana, seja ela física ou espiritual. Por isso ele diz: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.” – Salmo 103.1.
Nessa breve reflexão vamos meditar nos motivos que levaram o salmista a agradecer a Deus.

1º Motivo – Ele É Quem Perdoa Todas As Tuas Iniqüidades; Quem Sara Todas As Tuas Enfermidades – Verso 3
O salmista começa celebrando a maior de todas as bênçãos: o perdão dos seus pecados. E não apenas isso, o Senhor também o curou das suas enfermidades. O que pode ser maior do que o perdão de Deus? Ele nos deu vida quando estávamos mortos, ele nos deu esperança quando estávamos perdidos e, ele nos deus o seu próprio Filho quando estávamos condenados. O perdão é uma dádiva de Deus que devemos agradecer todos os dias.

2º Motivo – Quem Da Cova Redime A Tua Vida E Te Coroa De Graça E Misericórdia – Verso 4
O salmista não estava se referindo a uma cova literal, mas a uma sensação que muitas vezes sentimos de estar preso num buraco, sem esperança e sem condições de se livrar sozinho, presos nas amarras do pecado. Nesse cenário, o salmista olha para Deus como o seu Redentor que não apenas liberta o seu povo da situação de desespero como também o enriquece com a sua graça e misericórdia. É precisamente isso que a obra da salvação de Deus nos faz, ela nos tira da cova do pecado e nos coroa com a sua graciosa salvação.

3º Motivo – Quem Farta De Bens A Tua Velhice, De Sorte Que A Tua Mocidade Se Renova Como A Da Águia. Verso 5
O Salmista reconhece que uma vida cheia de dias, que a fartura e a vitalidade são dádivas do Senhor concedidas ao seu povo. É uma das evidências da generosidade do Senhor que nos concede vivermos muitos dias e dias felizes. Embora o pecado não permita uma vida plena nessa existência, o Senhor dentro dos seus decretos soberanos nos enriquece com dias felizes e de paz.
Mais didático do que enumerar os problemas da vida, é enumerar as bênçãos recebidas das mãos de Deus diariamente, assim como fez o salmista no verso 2: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.”

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Ricardo Alves