PASTORAL 1977
28 de junho de 2017
PASTORAL 1983
28 de junho de 2017
PASTORAL 1977
28 de junho de 2017
PASTORAL 1983
28 de junho de 2017
PASTORAL 1980

PASTORAL 1980

 

            Amados irmãos em Cristo

 

Pela graça e misericórdia de Deus, a Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil chega aos quarenta anos de existência. Vencendo obstáculos aparentemente intransponíveis, percorrendo estradas perigosas, fincando balizas em pontos os mais diversos em nossa pátria, completará a nossa querida igreja mais um aniversário, no próximo dia 11 de fevereiro, estabilizada e dinâmica em seus propósitos.

Chamamos a atenção de cada presbiteriano conservador para os seguintes pontos:

 

Posição doutrinária

 

A nossa igreja surgiu, pela graça de Deus, em nosso país, caracterizada por rigorosa ortodoxia e eminente posição bíblica, defendendo a pureza da doutrina das Sagradas Escrituras e declarando-se fiel aos símbolos doutrinais do presbiterianismo, consubstanciados na Confissão de Fé e nos catecismos de Westminster. É, portanto, uma igreja rigorosamente presbiteriana, cuja mística é o conservantismo doutrinário, em consonância com o nome que adotou.

A bandeira presbiteriana Conservadora desfraldada pelo grupo fiel de 1940 e hasteada já em cerca de cinco dezenas de trincheiras, tendo, até aqui, tremulado fielmente, e com nobreza, nos céus de nossa terra, deve continuar altaneira, sendo hasteada em outras regiões do Brasil, onde se faz tão necessário o testemunho levantado e mantido com tanto ardor, sacrifício e alegria. Para que o testemunho conservador continue sem arrefecimento, é necessário que todos os membros de nossa igreja, onde quer que estejam, por onde quer que militem, possuam a convicção bíblica de que se constituem em soldados fiéis, defensores ardorosos do estandarte que evidencia a Denominação que o Espírito Santo levantou em tão boa hora.

Somo um ramo legítimo da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo, que brotou para fazer ecoar o brado de guerra e combater o inimigo da Causa de Cristo, venha ele de onde vier. O inimigo sempre tem procurado minar as bases do Cristianismo bíblico e, diante desse fato, a nossa responsabilidade cada vez mais. Não devemos fugir aos nossos deveres, de combater pela fé uma vez dada aos santos, pois isso poderia trazer-nos conseqüências nefastas e entristecedoras.

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina.” (1Tm 4.16)

 

Evangelização

 

Tem havido em nossos dias, a apresentação de variados métodos para o trabalho de evangelização. Devemos fazer uso de todos aqueles que têm base na Palavra de Deus. Qualquer método que contrariar o ensino bíblico, deverá ser rejeitado, pois o Espírito Santo não o usará para salvar o pecador. Todos os métodos não devem ser um fim em si mesmos, são apenas instrumentos pelos quais a mensagem salvadora atinge o grande objetivo da evangelização, que é levar almas a Cristo e glorificar a Deus.

Procuremos evangelizar mais e de modo legítimo, à luz do ensino da Bíblia Sagrada. Tenhamos cuidado com o subevangelho tão em voga em nossos dias. Não imitemos a pregação heterodoxa, rejeitemos o “outro evangelho”, o evangelho mancomunado com o mundanismo e a incredulidade. Há um argumento que deve ser rejeitado: de que o Evangelho não é doutrina. O Evangelho bíblico não renúncia a doutrina bíblica, mas dá ênfase a essa doutrina. Esse argumento nada mais é do que uma das artimanhas do arquiinimigo da Igreja de Cristo, que tem procurado impedir a realização dos planos de Deus neste mundo. Oremos constantemente, busquemos a sabedoria do alto, leiamos a Palavra de Deus diariamente, santifiquemo-nos e tornemo-nos instrumentos do Espírito Santo para a evangelização de nossa Pátria. Deus usa, na evangelização, aqueles que crêem na Sua Palavra, que se rendem a Ele incondicionalmente e passam a ser guiados pelo Espírito Santo.

 

Contribuição Financeira

 

Há diversas formas pelas quais os servos de Deus contribuem para a difusão do Reino de Deus neste mundo. Há a participação das reuniões do povo de Deus, há o bom testemunho, há a evangelização nas suas variadas formas bíblicas. Uma, entretanto, é importantíssima e cada presbiteriano Conservador precisa conscientizar-se, à luz do ensino bíblico, de que tem o dever de ajudar a Causa de Cristo, ou seja, são os dízimos e as ofertas alçadas recolhidas entre o povo de Deus. A contribuição através dos dízimos foi o meio pelo qual o povo de Israel sustentava os responsáveis pelo culto de Deus; no passado, foi um dos instrumentos pelo qual o povo de Israel passava a ter compreensão de que tinha deveres para com os assuntos de ordem espiritual. Embora o dízimo e as ofertas alçadas não tenham um fim em si mesmos, soa muito importante na vida cristã, porque são o reflexo da vida espiritual, vivida adequadamente. Um escritor escreveu que o que se deve lamentar, às vezes, no seio da igreja, não é a contribuição inadequada, mas a vida cristã inadequada.

Não se deve fazer do dízimo uma lei, mas cada presbiteriano conservador precisa entender que o dízimo é bíblico, como tantos outros ensinos. A Palavra de Deus ensina-nos que ninguém deve fazer nada por força ou violência, mas através da ação do Espírito Santo. “Não por força nem por violência, mas pelo meu espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” (Zc 4.6). Urge que todos os crentes orem muito e façam um exame interior e deixem que o Espírito Santo aplique, na vida, o ensino bíblico sobre o assunto. Se os crentes se tornarem mais crentes na Palavra de Deus, se provarem, sem reservas, as promessas divinas exaradas nos textos bíblicos, destacando-se, neste contexto, Malaquias 3.10 haverão de tomar decisões conscientes, serão movidos pelo Espírito Santo de Deus e tornar-se-ão auxiliares mais efetivos na gloriosa Causa de Cristo, em todo o sentido, destacando-se nos dízimos e ofertas alçadas.

A Igreja não deve buscar meios para a sua manutenção e a de seu ministério senão pela contribuição financeira de seus fiéis e abnegados membros, se quiser ter um testemunho muito brilhante e ser digna de ser chamada Noiva de Cristo. São os salvos, por Cristo, regenerados e santificados pelo Espírito Santo, que sustentam a Igreja de Deus neste mundo.

Concluindo, se a igreja cada vez mais se fortalecer na doutrina, há de se tornar mais santa; há de se tronar mais fortalecida na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo; há de se tornar mais evangelizadora e missionária; há de compreender que a contribuição através de dízimos e ofertas alçadas é um privilégio de quem compreende a vontade de Deus e há de realizar um grande trabalho cuja finalidade é glorificar Aquele que nos resgatou com o Seu próprio sangue, enfim, há de cumprir o nosso grande objetivo da sua organização neste mundo.

 

São Paulo, 27 de janeiro de 1980