“Semente em boa terra”

Amor Incondicional (Lucas 15.11-32)
12 de junho de 2020
“Um Conosco” (Mateus 1.21)
15 de junho de 2020
“Semente em boa terra”

“Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, e cem por um” (Lc. 8.8).

Jesus interpretou esse tipo de solo, dizendo: “Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança” (Lc 8.15).

Teria a semente que caiu nesse coração ter feito uma mudança por que o era um coração “bom e generoso”? E, por isso, teria retido a Palavra de Deus? O coração pode até ser bom e generoso, mas, certamente não foi por isso que ouviu e creu na mensagem das boas novas do evangelho. As Escrituras Sagradas afirmam que todos somos pecadores (Rm 3.23). O Senhor Deus faz uma declaração a respeito da natureza pecaminosa do homem. “O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nenhum sequer” (Sl 14.2-3).

A semente que caiu em boa terra é aquele coração que “ouve a palavra e a entende” (Mt 13.23). “Boa terra” são aqueles que, desde toda eternidade, foram escolhidos pelo Senhor para a vida eterna com Ele. Nesse tipo de solo o Espírito Santo atua de modo a convencer o homem que não crê em Jesus, como Salvador. “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado porque não creem em mim” (Jo 16.8-9). O homem não se convence que é pecador e que necessita da graça redentora de Deus.

A vida é transformada, uma nova natureza é desenvolvida pelo poder e graça de Deus. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas” (2Co 5.17).

A evidência que é boa terra são os frutos que são produzidos, pois o filho de Deus foi chamado para ser e dar fruto. “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome” (Jo 15.16).

A semente que cai em boa terra, primeiro, deve morrer para depois germinar. Assim, também é com a semente da Palavra de Deus lançada em boa terra. O pecador que a recebe, entende e crê nela deve morrer para o mundo e viver para a glória de Deus.

A semente foi lançada em seu coração. Que tipo de solo é o seu? Lembre-se que a evidência da boa terra, é que produz fruto e fruto que glorifica a Deus.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco (Pastor na 1ª IPC de São Paulo)