“Tempo de buscar ao SENHOR!”

“Semente entre espinhos”
2 de junho de 2020
“O Nome sobre todos os nomes” (Mateus 1.21-23)
4 de junho de 2020
“Tempo de buscar ao SENHOR!”

Em Oseias 10:12 está escrito: “Então, eu disse: semeai para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia; arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós.”

Nesse momento, pensemos sobre a seguinte declaração: É TEMPO DE BUSCAR AO SENHOR!

Através da leitura e estudo do livro de Oseias entendemos que o maior problema de Israel era o seu coração. No cap. 7:14 vemos que Israel não clamava a Deus de coração; no cap. 10:2 vemos que o seu coração era falso e no cap. 13:6 vemos que seu coração era cheio de orgulho de si mesmo. Logo, entendemos que esse livro mostra o profeta chamando o povo ao arrependimento.

Todos nós temos de nos arrepender dos nossos pecados e buscar a Deus de todo o coração, pois é tempo de buscar ao Senhor.

Os três imperativos que aparecem em Oseias 10:12 mostram quais devem ser as práticas de todos que verdadeiramente arrependidos dos seus pecados buscam ao Senhor de todo o coração:

• 1ª) SEMEAI;
• 2ª) CEIFAI;
• 3ª) ARAI;

O povo de Israel deveria deixar de praticar os seus pecados tão apaixonadamente como fazia, se arrepender disso e se voltar ao Senhor de todo o coração, mas, de modo constante. A sua falsidade, seu desinteresse e vaidade deveriam ser abandonados, pois somente assim poderiam verdadeiramente buscar ao Senhor de coração.

O profeta Oseias denunciou Israel: “Lavrastes a impiedade, segastes a perversidade e comestes o fruto da mentira; porque confiaste no teu caminho, na multidão dos teus valentes.” (Os. 10:13). O profeta Jeremias também denunciou o quão trágico era o relacionamento entre o Senhor e Seu povo de Israel por causa do apego do povo aos seus pecados. Disse ele: “Semearam trigo e segaram espinhos; cansaram-se, mas de nada se aproveitaram; estais envergonhados das vossas colheitas, por causa do ardor da ira do SENHOR.” (Jr. 12:13). Ou seja, os profetas concordavam que a plantação de Israel era desastrosa e que por isso sua colheita seria terrível.

Assim como Oseias chamou o povo ao arrependimento, Jeremias também o fez. Em Jeremias 4:3 está escrito: “Porque assim diz o SENHOR aos homens de Judá e Jerusalém: Lavrai para vós o campo de lavoura e não semeeis entre espinhos.” Ou seja, o povo de Israel tinha de se arrepender de suas práticas e voltar-se para Deus.

Não podemos esperar boa colheita se não plantarmos boas coisas. Por isso, nos arrependamos das coisas ruins que temos plantado e nos voltemos de coração ao Senhor implorando Seu perdão, misericórdia e graça. Reconheçamos que é urgente a nossa necessidade de abandonarmos nossa desastrosa plantação diária. Invistamos melhor em todas as áreas da nossa vida para termos a maravilhosa colheita que tanto desejamos.

Que nossas obras sejam dignas de arrependimentos. Semeemos, ceifemos e aremos dia-a-dia com coração quebrantado, com humildade e dedicação, visando a glória do nosso Deus, pois é tempo de buscar ao SENHOR.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Heli Donizete (Pastor da IPC de Prata – MG)