“Você é confiável”

“No mundo das fakes (3)”
24 de julho de 2020
“Aflição”
27 de julho de 2020
“Você é confiável”

“Guardai-vos cada um do seu amigo e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando” (Jeremias 9.4)

O capítulo 9 de Jeremias é um daqueles textos que nos faz chorar.

O povo de Israel estava sendo destruído por causa do seu pecado. Eles tinham aparência de retidão, mas estavam longe do Senhor. Eles honravam a Deus com os lábios, mas o seu coração estava longe dEle. (Mateus 15.8).

O versículo que separamos para nossa meditação é um dos versículos deste capítulo onde a situação de pecado vivida pelo povo é descrita. Eles são advertidos a não confiar nem no amigo, nem no irmão, isto porque, como o pecado dominava, ninguém era de fato confiável. O irmão é descrito como alguém que se aplica a enganar. O modo como a frase “não faz mais do que enganar” está escrita na língua original apresenta forte ênfase, ou seja, dá a ideia de que os irmãos dedicavam todas as suas forças a enganarem uns aos outros; o amigo é descrito como alguém que vive na prática da calúnia.

O texto de hoje nos mostra como o pecado destrói os relacionamentos. Como devem ser preciosos pra nós amigos e irmãos, e como é triste não poder confiar naqueles que deveriam ser tão próximos a nós, prontos a alegrarem-se conosco, chorarem conosco, nos corrigir, guardar nossos segredos, etc.

Parece que vivemos dias semelhantes aos de Jeremias; soberba, orgulhos, inveja, egoísmo e tantos outros sentimentos similares tem feito com que muitos se preocupem mais com coisas do que com gente, mais consigo mesmo do que com os outros.

Ao ler isto você pode estar lamentando ser tão difícil encontrar pessoas em quem confiar, mas gostaria de chamá-lo a pensar se você tem sido um amigo que não calunia e um irmão que não engana.

Você tem sido alguém em quem as pessoas podem confiar? Espero, em Deus, que sim.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Welerson Alves Duarte (Presidente Geral da IPCB e Pastor na IPC de São Bernardo do Campo – SP)