DELIBERAÇÃO DO SÍNODO  – 2007

Resumo das Deliberações do Sínodo Extraordinário

Realizou-se, nos dias 11 a 14 de outubro, a Reunião Extraordinária do Sínodo da Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil. A abertura dos trabalhos se deu nas dependências da Primeira Igreja de São Paulo.

A sessão de abertura foi presidida pelo Rev. Djalma Franco. tomou assento à mesa diretora, juntamente com o presidente, o Rev. José Paulo Brocco, primeiro secretário e o Rev. Clodoaldo de Souza Caldas, segundo secretário.

Após a chamada deu-se início ao culto. Além dos ministros citados, tomaram assento ao púlpito o Rev. Welerson Alves Duarte, vice-presidente, e o Rev. Jubal Gonçalves, secretário permanente. O culto contou com a exposição da Palavra do Senhor pelo presidente, participação do coral da Igreja de Guarulhos e participação de alguns irmãos das nossas igrejas da grande São Paulo.

Após o culto os conciliares seguiram viagem ao Acampamento Monte Horebe, em Cesário Lange-SP, onde deu-se a continuidade da reunião.

Em virtude do desdobramento de alguns presbitérios foram arrolados os seguintes presbitérios: Oeste Paulista, Centro Sul e Guarulhos.

Foram arrolados 4 novos ministros: Reverendo Fábio Ito, José Alves Serra, Diogo Inawshiro e Paulo de Tarso de Souza Bezerra, e 6 igrejas: Uberlândia – MG, Primeira de Barra do Garças-MT, Primeira de Trindade-GO, Pinhais-PR, Quinta de Goiânia e Sexta de Goiânia. Estivera presentes na reunião 52 ministros e 36 igrejas.

 :: Atas da Junta Administrativa: Foram lidas e aprovadas as atas da última reunião da Junta Administrativa.

 :: Fundo de Suplementação Previdenciária: Diante da inviabilidade financeira e jurídica do fundo de suplementação previdenciária e conforme laudos técnicos apresentados, foi aprovada a extinção do Fundo. Foi nomeada uma comissão para autorizar o tesoureiro a efetuar devolução dos valores depositados pelos ministros em exercício e estudar o caso de cada jubilado e pensionista, apresentando um relatório à Junta Administrativa.

 :: Reforma da Casa no Seminário e Propriedade nas Cidades de Paulicéia e Cambaratiba: O Sínodo autorizou a venda dos imóveis de Cambaratiba e Paulicéia (SP) e que o produto da venda seja revertido para a reforma de uma das casas no Seminário.

 :: Solicitação do Rev. Welerson Alves Duarte: A solicitação do Rev. Welerson quanto a receber pelas aulas ministradas no nosso seminário não foi atendida. Contudo, foi aprovada uma proposta de que o Sínodo custeie a estadia e inscrição dos funcionários do Sínodo, atualmente, os Reverendos Edival José Viera e Welerson, na conferência anual da Editora Fiel, e que a Junta Administrativa estude a possibilidade de um reajuste nas côngruas do Rev. Welerson.

 :: relatório da Comissão de Auditoria: O Sínodo aprovou o relatório da comissão de auditoria.

 :: Sugestões da Confederação Feminina: Não foi aceita a solicitação de mudança no capítulo VIII, artigo 13, letra h, do Estatuto das Federações e também a sugestão de mudança na porcentagem da Federação à  Confederação Feminina de 25% para 35%.

 :: Reestruturação das Instituições da Denominação: A comissão designada para estudar a reestruturação das instituições da denominação não apresentou seu parecer, principalmente, em virtude do tempo que o seu relator dispensou na comissão que estudou a viabilidade do fundo. A justificativa foi aceita pelo Sínodo.

 :: Anteprojeto da Constituição e Ordem, Código de Disciplina e Anexos. A nova Constituição e Ordem e seus anexos passará por uma revisão pela Junta Administrativa e entrará em vigor após a sua publicação no site da igreja.

Foi proposto e aprovado que a divisão e organização dos Sínodos e da Assembleia Geral seja efetivada na próxima reunião ordinária do Sínodo, em julho de 2009. Os Sínodos serão assim constituídos: um, pelos Presbitérios Paulistano, Paraná, Piratininga e de Guarulhos e outro pelos Presbitérios: Brasil Central, Centro Sul, Bandeirante e Oeste Paulista.

(Rev. Jubal Gonçalves – Fonte: O Presbiteriano Conservador, out. a dez. de 2007 – nº 10,11 e 12)