“As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja”
8 de julho de 2020“No mundo das fakes (1)”
10 de julho de 2020“A ausência da hombridade evidencia uma sociedade em crise”
“Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Esforça-te, pois, e sê homem!” (1 Rs. 2.2)
Alguns dados nos trazem números alarmantes sobre a figura masculina: mais de 90% dos crimes são cometidos por pessoas do sexo masculino. Mais de 90% do abandono escolar acontece entre eles e mais de 90% da violência doméstica é cometida também pelos homens.
Se não bastassem todos estes indicadores alarmantes, existe um trabalho sistêmico, desenvolvido por uma minoria, no propósito de efeminar os meninos da nossa sociedade. É por estes e outros fatores que a masculinidade em nossos dias está sob ameaça e vive uma crise.
De acordo com a passagem acima, o grande e respeitado Davi, vive agora os seus últimos instantes de vida, e por esta razão, passa a orientar o seu filho, Salomão, sobre como deveria proceder para obter o respeito da sociedade, visando a continuidade do reinado.
O sucessor do rei precisaria evidenciar força para consolidar o trono, que certamente era cobiçado por muitos, daí o cuidado de Davi em reafirmar a coragem e a hombridade por parte do seu filho para que se consolidasse como líder.
O fato é que: uma casa forte depende de figuras masculinas fortes. Uma igreja forte depende de figuras masculinas fortes. Uma sociedade forte depende de homens que compreendem o papel que precisam desempenhar.
A questão é que o diabo sabe que, comprometendo a base, toda a estrutura estará comprometida, por isso, busca disseminar de forma sistêmica que a ideia de macho e fêmea é produto de uma sociedade retrógada, as propagandas dizem para a mulher que ela pode ser o que quiser e que não precisa do homem para nada, enquanto procura, por outro lado, reforçar a ideia de homens frágeis, sob a alegação de igualdade entre os sexos.
Devemos sempre nos lembrar que, no princípio, assim que Deus criou o homem (Macho), antes da figura da mulher (Fêmea), deu ordens expressas: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”. Gn 2.15. Ninguém tira foto de fundamento, mas é a parte mais importante da casa. O homem não precisa aparecer, ele precisa ser e fazer. Chamar para si a responsabilidade que lhe foi dada pelo Criador. Ele deve, portanto; estar na presença de Deus, trabalhar, cultivar, guardar e proteger. Para fazer tudo isso ele precisaria de uma auxiliadora, conforme Gêneses 2.18, que deve lhe dar suporte.
O rei Davi sabia de tudo isto, por esta razão, instrui e alerta o seu filho sobre um princípio essencial, a saber; para exercer a hombridade, é preciso amar a presença de Deus! “Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores;”(1 Reis 2.3). Se o homem sai da presença de Deus ele morre (Gêneses3.3). Adão experimentou esta realidade.
Homens, redobrem a atenção! Casas, igrejas e sociedade estão sendo destruídas porque os homens, inclusive os crentes, estão saindo da presença de Deus e adotando práticas culturais, que ofendem princípios bíblicos. Homem seja forte e reassuma a sua posição de liderança. As famílias e a sociedade clamam por isso!
Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.
Rev. Givaldo Santana (Pastor na IPC de Birigui – SP e Pedrinha Paulista – SP)