“Em Cristo fomos escolhidos antes da fundação do mundo”
27 de setembro de 2019“Anunciando a misericórdia e a fidelidade de Deus”
29 de setembro de 2019“A cruz de Cristo”
A humanidade está dividida. Desde a entrada do pecado na história da humanidade, está dividida em dois grupos. Aqueles a quem Jesus chama de amigos e aqueles que são inimigos de Cristo. E a cruz de Jesus faz toda a diferença. Amamos ou odiamos a cruz de Jesus. Não há meio termo.
O modo de alguém viver indica o lado em que está e também nisto não há meio termo. Jesus disse: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6.24).
A cruz de Jesus, de fato, divide a humanidade. “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” (1Co 1.18). Eis a razão de tanto ódio ou de tanto amor: a mensagem da cruz. E qual é a mensagem da cruz de Cristo? Justiça. Sim. Justiça. Pois, foi na cruz de Cristo que Deus, em Sua infinita graça e misericórdia, tratou do pecado como ele deveria ser tratado. O pecado separa o homem do Criador e o Criador do homem e tornou o homem inimigo de Deus. Por si mesmo, o homem jamais poderia se reconciliar com Deus.
Mas este é o real problema do homem: o pecado. Todavia, o pecado adormeceu tanto a mente do homem que ele tenta viver como se não fosse um pecador e inimigo de Deus. “Em sua presunção o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum de seus planos” (Sl 10.4). O seu modo de pensar é refletido em todo o seu modo de viver. “Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas” (Fl 3.18).
Foi na cruz de Cristo que Deus tratou do pecado. Por um lado, ela manifesta a justiça de Deus sendo aplicada àqueles que não creem Nele; por outro lado, Ele aplica a Sua graça, redimindo o pecador da Sua ira e dando-lhe a vida eterna em Cristo. A cruz de Cristo incomoda a humanidade, pois ela fere o orgulho do homem. Ela revela quão pecador o homem é e o expõe à ira e graça de Deus.
E, ali na cruz, Jesus morreu ao lado de dois pecadores. Um maldisse Jesus até a sua morte e morreu sob a ira de Deus; o outro, nos últimos instantes de sua vida, ouviu estas palavras de Jesus: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso” (Lc 23.43).
A cruz de Cristo faz toda diferença: ou você a ama ou a odeia. E a diferença não está apenas no falar, mas também no modo de viver.
Você ama ou odeia a cruz de Jesus? Lembre-se que ela faz toda a diferença na vida.
Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.
Rev. José Paulo Brocco