“Caminhando com Deus em meio ao Sofrimento”
15 de julho de 2019“Mudança de Hábito (final)”
17 de julho de 2019“Bem melhor ainda que todo o saber, é confiar que Deus sabe por mim”
Uma das coisas comum a todos os games é a progressão do jogador ao superar cada fase do jogo. Pode ser até haja alguma bonificação, no entanto, as dificuldades só aumentam a cada etapa. Embora, bem simplista, a referida ilustração atende à proposta da presente devocional baseada em Jeremias 12.1-6. O contexto da passagem remonta ao capítulo 11.21 quando os homens de Anatote são apresentados como uma ameaça à vida do profeta. O versículo registra palavras duras contra Jeremias. Ou ele para parava e falar em nome do Senhor ou seria morto. Por isso, sua ponderação a respeito dos perversos, seu questionamento e a resposta de Deus, nos primeiros versos do capítulo 12.
Voltando à ilustração sobre o jogo e suas etapas. O desconforto de Jeremias quanto as ameaças dos homens de Anatote se evidencia, à medida que o profeta confronta sua situação com a de seus opositores. Nada do que estava acontecendo deveria ser estranho aos olhos de do profeta, uma vez que, por ocasião de seu chamado, Deus lhe disse: “Não temas diante deles: porque eu sou contigo para te livrar…” (Jeremias 1.8). Indiscutivelmente, os perversos, em nada facilitariam o mistério do homem de Deus, no entanto, a vitória já lhe fora assegurada.
No preparamento do soldado de Cristo, cada fase precisa ser assimilada com discernimento. Tiago ao escrever os da dispersão orienta-lhes quanto à eficácia das provações na vida cristã, razão pela qual devem ser recebidas com alegria. Satisfação, não pelo fato da dor e o sofrimento, mas pela perseverança resultante de tais provações. “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficiente”. (Tiago 1.1-4). Tal qual Jeremias, nem sempre o servo de Deus está preparado para ver as aparentes benesses na vida dos perversos, enquanto a sua está sendo fortalecida em Deus para permanecer firme “…contra as ciladas do diabo”. (Efésios 6.11).
Jeremias pergunta e Deus responde, não segundo as suas ansiedades, senão, conforme às exigências do contexto. Quanto aos estimula, em Mateus 10. 28, ao invés de Jesus ocultar aos discípulos o caminho das provações que lhes esperava, exorta-os a não temerem os que matam o corpo, todavia não têm poder sobre suas almas. A resposta de Deus ao questionamento de Jeremias assemelha-se às palavras de Jesus no texto referido, ao invés de abrandar o desconforto do profeta, Deus lhe apresenta a floresta do Jordão, com seus charcos e sua vida selvagens, como metáfora dos desafios a serem superados em sua jornada profética
“Se te fadigas correndo com homens que vão a pé, como competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que faras na floresta do Jordão? ” Certamente o conforto para o soldado de Cristo é saber que: “Se Deus é por nós, quem será contar nós? ”. Por isso: “…sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão. ” Por fim: “…os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com a glória por vir a ser revelado em nós. ” Jeremias perguntou, Deus respondeu, não conforme aos seus anseios, mas segundo o parecer Divino. Fica a pergunta: Será que o povo de Deus se encontra maduro o baste para receber as respostas do Senhor, quanto aos seus questionamentos? “Bem melhor ainda que todo o saber, é confiar que Deus sabe por mim”.
Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.
Rev. Reginaldo Viera Naves