“Bem sucedido”
18 de maio de 2020“Olhando na direção certa”
21 de maio de 2020“Descansando Seguro nos Braços de Deus”
Examinaremos agora Mateus 1.18-23 para nossa compreensão a respeito da pessoa e ministério de Jesus Cristo. Observamos nesse texto que Jesus Cristo foi gerado no ventre de Maria por ação do Espírito Santo: “estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivesse antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo”. O que isso tem a nos informar a respeito de Jesus Cristo?
Nossa intenção não é falar a respeito de ninguém mais além de Cristo. Então, passaremos direto para as informações a respeito da sua pessoa e obra.
Primeiramente, observe que Jesus Cristo é uma pessoa histórica, de carne e osso. Ele é homem como qualquer um de nós, contudo, sem pecado, pois foi gerado pelo Espírito Santo numa mulher judia chamada Maria. Ele é uma pessoa histórica e real.
É importante enfatizar isso porque muitas pessoas dizem que o cristianismo não é histórico, mas está fundamentado no Cristo da fé. O mundo faz separação entre o Cristo no qual cremos e o Cristo descrito pela história. Nada está tão longe da verdade quanto essa afirmação dos liberais e ateus. Todas as descrições a respeito de Jesus nas Escrituras são situadas na história em meio a fatos concretos e pessoas reais. O cristianismo não é fruto de sentimentalismo barato, nem de crença puramente subjetiva, mas de história real.
Segundo, perceba, também, que ele nasceu de uma mulher, sem o concurso de homem. Nesse caso ele é a semente de Maria, ou da mulher. Isso nos leva a olhar mais uma vez para o passado e contemplar a promessa de Deus. Ele disse que enviaria alguém para esmagar a cabeça da serpente (Gênesis 3.15). Neste texto de Gênesis a promessa é clara e cristalina. Deus assim diz à serpente: “porei inimizade entre ti (serpente) e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente (descendente da mulher). Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. O cumprimento da promessa é realizado de forma completa e detalhada. O Messias não é filho de José, é apenas o filho de Maria. Ele é o descendente da mulher. Porque esses detalhes são enfatizados e são cumpridos?
O apóstolo Paulo diz que Adão não foi enganado, mas Eva sim (1Timóteso 2.14). Eva foi seduzida, iludida e ludibriada, mas Adão fez o que fez conscientemente. E Deus para honrar a mulher e envergonhar os intentos do diabo, diz a própria serpente: “o filho da mulher lutará contra você e te derrotará trazendo redenção aos irmãos dele” (Gênesis 3.15). O Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo é perfeito e fiel. Ele cumpre sua Palavra nos mínimos detalhes. Todas as suas promessas são cumpridas ao longo da história, por isso, podemos descansar seguros nos braços do grandioso Deus.
Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.
Rev. Antônio Carlos S. Lima (Pastor na IPC de Antonina – PR)