“Quando o desejo se torna cobiça”

“Recebemos dons”
13 de fevereiro de 2020
“Repouso tranquilo”
15 de fevereiro de 2020
“Recebemos dons”
13 de fevereiro de 2020
“Repouso tranquilo”
15 de fevereiro de 2020
“Quando o desejo se torna cobiça”

Devocional que tem por base o texto de Tiago 4:1-10, destacando o versículo 2: “Cobiçais e nada tendes, matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;”

Cobiça da carne significa ser dominado por seus apetites físicos, enquanto que por cobiça dos olhos significa ter a sua vida dominada pelo amor às coisas “belas” deste mundo.

Reflita seriamente sobre as suas ambições e aspirações, e se pergunte: Sou uma pessoa ambiciosa? Você já se viu cobiçando algo como: um carro, estilo de vida confortável, status no trabalho, influência pessoal dentre outros aspectos?

Tiago destaca as atitudes erradas na medida em que os nossos desejos estão contaminados: carnalidade, contenda e inveja. De acordo com o texto existem muitas razões pelas quais Deus nega o pedido de uma pessoa. De acordo com Tiago, qual é a razão para Deus dizer não a algo que queremos? A resposta é: “pedis mal” (verso 3).

O antídoto à cobiça é encontrado nos versos 7 a 10.

Quais os passos podem ser dados para que estas questões sejam colocadas em prática em meio aos conflitos da vida? Os passos são: “Sujeitar-se a Deus, resistir ao diabo, achegar-se a Deus, purificar as mãos, limpar o coração, lamentar e chorar, converter riso em pranto, humilhar-se”.

A Palavra sempre nos encoraja a abandonar nossos prazeres e nossas cobiças, pois Deus“ dá graça aos humildes”.

Quais passos você está disposto a dar hoje para controlar os seus desejos pecaminosos?

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Givaldo Santana (Pastor na IPC de Birigui – SP)