“Semente sobre pedras”

“Você está atento?”
25 de maio de 2020
“O pecado dos nossos filhos”
27 de maio de 2020
“Você está atento?”
25 de maio de 2020
“O pecado dos nossos filhos”
27 de maio de 2020
“Semente sobre pedras”

Jesus continuou ensinando sobre a parábola do semeador. Ele disse aos seus ouvintes: “Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade” (Lc 8.6). Jesus deu a interpretação desse tipo de solo. “As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação” (Lc 8.13).

Talvez uma maneira simples de entender este tipo de coração seria o entusiasmo momentâneo. Aquela aparente mudança de vida que, na verdade, é apenas aparente. Esse tipo de solo chama a atenção pelas reações iniciais:

Em primeiro lugar, há uma alegria, mas ela é muito passageira. É um tipo de alegria que vem ao coração por ouvir a Palavra de Deus, mas não se aprofunda na verdade das boas novas de salvação em Cristo Jesus. É um solo sem raiz. Vindo as provações, a alegria se dissipa.

Em segundo lugar, é uma fé temporária. Sem raízes, sem firme fundamento. É uma fé puramente superficial, pois, vindo um pouco de vento e a fé logo é dissipada. A causa da alegria dissipar e a fé esmorecer apenas tornam evidente que não houve, de fato, a conversão a Deus. Mateus diz: “Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona” (Mt 13.21). Tribulação, perseguição, mas é interessante observar a razão, por causa da Palavra de Deus. É importante que a fé seja provada, pois, assim, será manifestado se ela tem raízes ou não. A fé que é superficial não resiste às provações. Por outro lado, aquele que tem sua fé firme e fundamentada na Palavra de Deus, não apenas vence as provações, mas também é fortalecido por meio delas.

Se a verdade de Deus não criar raízes profundas no coração do ser humano, vindo as provações, ela será arrancada sem dificuldades. E, não perseverar nas provações, faz toda a diferença quanto a viver eternamente com Deus. “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tg 1.12).

A reação da alegria é diferente no coração daquele que ouve e crê na Palavra de Deus. Apesar de passar por tribulações, a alegria é uma realidade permanente em sua vida, pois a sua alegria vem do Senhor e da Sua Palavra e não de uma emoção passageira.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco (Pastor na 1ª IPC de São Paulo)