“A Justiça de Deus”
21 de maio de 2019“O Problema é o Coração (1)”
23 de maio de 2019“Temei ao Senhor”
O texto de hoje nos chama a fazer algo, nos diz como deve ser feito e por que deve ser feito. Somos chamados a temer a Deus, isto quer dizer reverenciá-lo, respeitá-lo, amá-lo, admirá-lo e honrá-lo. Deus é digno de temor, pois é o Criador de todas as coisas, o Todo-poderoso. Salomão diz que temer a Deus é o princípio da sabedoria e desprezar isso é loucura (Provérbios 1.7).
Uma vez que tememos a Deus somos, na sequência, chamados a servi-lo. A palavra traduzida por “servir” indica realizar trabalho dedicado a alguém. O temor do Senhor nos leva a querer trabalhar em dedicação a Ele, a ter todas as nossas atividades consagradas à Sua honra e glória, reconhecendo que só Ele é digno deste serviço.
Depois o autor nos diz como se deve temer e servir a Deus. Em primeiro lugar, deve ser fielmente. Esta palavra indica aquilo que é feito de forma firme, verdadeira e constante. Em segundo lugar, dever ser de todo o coração. Na Bíblia, coração se refere ao homem interior, à sua mente, vontade, alma e inteligência; o coração é o centro da vida, o centro das emoções, prazer e vontade. O temor e serviço ao Senhor deve ser fruto de uma vida transformada e integralmente dedicada a Deus.
Por fim, o texto nos diz por que estamos sendo chamados a temer e servir fielmente e de todo o nosso coração: Porque Deus faz coisas grandiosas. Deus faz coisas grandes em quantidade, mas especialmente em qualidade. As coisas que Deus faz são descritas como magníficas. Pode-se ver quão grandes são as coisas feitas por Deus quando se contempla a criação, mas também as vemos quando olhamos para nossa vida, para nossa história. Quantas bênçãos, quanta transformação promovida em nós! Podemos ver a grandiosidade dos feitos de Deus quando olhamos para Cristo e vemos quão grande é o Seu amor a ponto de entregar Seu Filho por nossa salvação.
Não há obra maior que a salvação do pecador. Você, já experimentou este grande feito de Deus? Temamos e sirvamos ao Senhor.