“Você é competitivo?” (Salmo 37)

“Confio no Senhor!”
25 de janeiro de 2020
“Não seja contaminado”
28 de janeiro de 2020
“Confio no Senhor!”
25 de janeiro de 2020
“Não seja contaminado”
28 de janeiro de 2020
“Você é competitivo?” (Salmo 37)

Vivemos em um mundo extremamente competitivo, durante a vida inteira seremos instigados a lutar para estarmos à frente e sermos os melhores. Entretanto, o mais perverso é competir por uma vaga para cuidar da saúde, 20 vagas para 200 na fila de espera. A questão é que na medida em que somos instigados à competitividade, aguçamos também: O individualismo, a insensibilidade, o egoísmo e a ambição.

Vemos neste salmo que Davi nos instrui sobre como viver em um mundo competitivo sem sermos consumidos pela indiferença, o salmista fez um contraste entre semeadura e colheita da perspectiva do justo e do homem ímpio.

O JUSTO – Tem compromisso com a verdade, no verso 3 ele diz: “Alimenta-te da verdade”. São tantas mentiras no nosso entorno, os políticos mentem para serem eleitos, o comercial mente para vender o produto. É neste contexto que somos desafiados a termos apreço pela verdade. Seremos sempre instigados a nos valer da mentira sob a alegação de que esta é a prática comum e que não existe outro meio para conquistarmos as coisas. O salmista mostra que o Senhor é nosso provedor e dando-nos dois conselhos: “Descansa no Senhor e espera nele” (verso 7) e “Atenta para o que é íntegro” (verso 37). De acordo com a perspectiva de Davi quem assume tal postura colherá três bênçãos: a) Serão sustentados pelo SENHOR (verso 17); b) Jamais se acharão desamparados (verso 25); c) seus filhos serão bênçãos (verso 26).

O ÍMPÍO – A) Conspira contra o justo (verso 12); B) É desonesto (verso 21). É importante termos em mente a seguinte ideia, quanto mais o individuo tem a Deus como o seu Senhor, muito maior será o seu respeito pelo próximo, sendo que o contrario também é verdadeiro, razão pela qual o ímpio é capaz de moer o justo que não concorda em compactuar com os seus desmandos como: sonegação, trapaça, dentre outras atitudes que desagradam o Senhor. E qual o resultado disso? a) O Senhor se ri do ímpio (verso 13); b) ele destrói a si mesmo (verso. 15); c) Seu futuro não é próspero (verso. 38). Você percebe quanta coisa ruim?

Portanto, muito embora você viva em um mundo competitivo e com pessoas descomprometidas com Deus e desleais, é importante destacar que os seus ideais e valores são outros. Por isso, o salmista orienta: “Não te indignes por causa dos malfeitores” (verso. 1) e “Confia no Senhor e faze o bem” (verso 3).

Que o Senhor Jesus abençoe ricamente você e toda a sua família.

Rev. Givaldo Santana (Pastor na IPC de Birigui – SP)