“A importância de proteger o coração e a boca”

“Somos peregrinos (5)”
14 de abril de 2020
“Abaixo a ignorância!”
16 de abril de 2020
“A importância de proteger o coração e a boca”

“As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!” (Salmo 19.14)

Há basicamente duas coisas que eu gostaria que você pensasse agora. A primeira delas é se você se preocupa com as palavras que saem da sua boca. Você costuma medir as suas palavras, pensar antes, considerar a utilidade, benefício ou prejuízo que aquilo que você diz pode trazer? A segunda é a seguinte: Você tem plena consciência de que, em todo momento, está na presença do SENHOR, aquele que é o Rei dos reis, SENHOR dos Senhores, Criador dos céus e da terra?

No texto de hoje encontramos o salmista manifestando o seu desejo de que tudo que estivesse no seu coração e todas as suas palavras fossem, antes de tudo, agradáveis a Deus, e este desejo é fruto de seu amor por Ele. O salmista reconhece, em primeiro lugar, que Deus é SENHOR, ou seja, Ele é o dono de tudo e tem direito sobre tudo. Ele também reconhece que Deus é sua Rocha, o seu fundamento, seu sustento e proteção. Por fim, ele reconhece que Deus é seu Redentor, aquele que perdoa pecados, que salva e que, em Cristo, dá a vida eterna.

Você toma cuidado com os sentimentos que deixa tomar conta do seu coração? Você afasta do seu coração inveja, amargura, orgulho, ódio, ciúmes, desconfiança, etc? Você toma cuidado com as palavras que saem da sua boca? Antes de falar, você considera se o que vai dizer fará bem às pessoas que ouvirão? Se eu e você não tomarmos cuidado com os sentimentos e palavras, fatalmente alimentaremos sentimentos ruins em nosso coração e pronunciaremos palavras que serão desagradáveis a Deus. Nenhum de nós deveria querer algo assim! Que Deus nos dê forças e nos revista de todas as condições necessárias para cuidarmos daquilo que deixamos entrar no coração, e daquilo que deixamos sair pela boca.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Welerson Alves Duarte (Presidente Geral da IPCB e Pastor na IPC de São Bernardo do Campo – SP)