“Eu espero a misericórdia do Senhor!”

“Faça a diferença na vida do seu pastor”
16 de setembro de 2020
“A batalhar pela fé”
18 de setembro de 2020
“Eu espero a misericórdia do Senhor!”

Assim está escrito no Salmo 123: “A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos! Como os olhos dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, na mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no SENHOR, nosso Deus, até que se compadeça de nós. Tem misericórdia de nós, SENHOR, tem misericórdia; pois estamos sobremodo fartos de desprezo. A nossa alma está saturada do escárnio dos que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos.”

O autor desse salmo 123 expressou em nome de todos os peregrinos a sua angústia sentida por causa das dificuldades e oposição sofridas. Essa súplica coletiva expressa que os adoradores que rumavam à cidade de Jerusalém tinham sofrido muito com o desprezo, tinham sido humilhados sem dó nem piedade.

Vv. 1-2 – mostram o olhar de esperança – a palavra “olhos” aparecem 4 vezes e isso enfatiza a busca incessante pelo favor do Pai celestial, o favor que vem do Alto e Sublime.

Vv. 3-4 – mostram o pedido emocionado pela misericórdia divina – as palavras “servos, serva, senhores e senhora” apontam para a situação muito difícil dos peregrinos, pois tinham passado por um exílio e estavam voltando pra casa depois de terem saído desse sofrido exílio.

Esse salmo 123 revela que temos de nos voltar somente para o Senhor, pois somente Ele tem verdadeira e pronta misericórdia. O Senhor nos trata segundo as Suas misericórdias e não de acordo com os nossos merecimentos. No Salmo 51:1 está escrito: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões”. Deus tem multidão de misericórdias. Somente Ele pode nos acudir e nos salvar. Em Lamentações 3:22-23 está escrito: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã.” São as misericórdias de Deus garantem nossa sobrevivência, resistência e manutenção. Qualidade de vida é viver graças às misericórdias de Deus. Ele é o nosso Senhor que nos trata com atenção e amor. Então, a Ele, única e exclusivamente levantamos nossos olhos com esperança e fazemos nossos pedidos emocionados e necessitados pelo Seu socorro e favor.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Heli Donizeti Teodoro Nogueira – Pastor da Congregação Presbiterial de Prata/MG.