“Orai, para que não entreis em tentação”

“Íntegros segundo Deus?”
13 de julho de 2020
“Alicerçados na Palavra”
15 de julho de 2020
“Orai, para que não entreis em tentação”

“E, saindo, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras; e os discípulos o acompanharam. Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação”. (Lucas 22: 39–40).

O cenário é o jardim do Getsêmani. Jesus, na sua divindade, sabe que em breve será preso e que os eventos que levarão à Sua morte estão prestes a acontecer. Os discípulos estão confusos e um pouco alheios ao que está acontecendo e, principalmente, ao acontecerá dentro em breve.

O Senhor Jesus saiu para orar e disse aos discípulos para fazerem o mesmo. Ele não disse para eles orarem por um bom dia ou por uma vida tranquila. Também não disse pera orarem por prosperidade, uma vez que eram filhos do Rei. Também, não os ensinou a determinarem qualquer coisa. Antes, Jesus disse que orassem para que não caíssem em tentação. Assim, Ele estava ensinando que o verdadeiro perigo em nossas vidas não são as circunstâncias em si, sejam elas boas ou ruins, mas a maneira como reagimos a cada uma delas.

Tempos difíceis são comuns e podem nos preocupar, entristecer, e até desesperar. Os inúmeros compromissos diários podem, com facilidade, nos afastar de Deus. Não era diferente com os discípulos. Então, de forma imperativa, Jesus os encaminham à oração para que não caíssem nessas tentações, mas permanecessem em paz, confiantes e em comunhão com o Pai.

Contudo, ao lermos o episódio todo, percebemos um grande contraste entre o Salvador que orou e os frágeis discípulos que adormeceram. Pouco tempo depois, descobrimos que os discípulos (displicentes) abandonaram a Cristo, se espalharam e se esconderam. Jesus permaneceu forte diante dos seus implacáveis acusadores.

Creio que podemos aprender algo com isso. Dependemos de uma vida de oração para permanecermos fiéis e firmes a Deus, não importando o que aconteça em nosso caminho.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Roney Pascoto (Pastor na IPC de Limeira – SP)