“Tá olhando o que?”

“Cuidado com a ira”
23 de abril de 2020
“O perdão é a condição para o perdão”
25 de abril de 2020
“Tá olhando o que?”

“Olhei para a terra, e ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinham luz. Olhei para os montes, e eis que tremiam, e todos os outeiros estremeciam. Olhei, e eis que não havia homem nenhum, e todas as aves dos céus haviam fugido. Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derribadas diante do SENHOR, diante do furor da sua ira.” (Jeremias 4:23 a 26).

Um cenário terrivelmente devastador por causa da invasão da Babilônia. A terra de Judá estava sem forma e vazia e sem luz. Parecia que nada tinha sequer existido e que o caos é que sempre existira. A visão era dolorosamente incômoda, porém real e vívida. O inimigo do Norte simplesmente moeu Jerusalém. Sim, o profeta declarou: “Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do furor de Deus” (Lm. 3:1). Jeremias foi testemunha do cumprimento do que fora dito pelo Senhor ao profeta Habacuque: “Pois eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcham pela largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas” (Hc. 1:6). Sim, a vara do furor de Deus contra os pecados de Judá e Jerusalém foi a Babilônia. O leão que subiu da ramada, um destruidor de nações, a Babilônia, com seus carros que eram como tempestade, com seus cavalos mais ligeiros do que as águias. O inimigo cercou, invadiu, matou, destruiu, saqueou, profanou, bateu palmas, deu risadas altas de deboche, comemorou vitória e levou muitos judeus para sua terra. E tudo isso aconteceu porque o povo do Senhor não quis escutar a voz de Deus (Sl. 81:11).

O cativeiro de setenta anos foi um tempo da manifestação da ira de Deus contra o pecado e pecadores por causa da sua dureza de coração e seus ouvidos incircuncisos.

O povo da aliança tinha disposição animada para suas coisas pessoais, terrenais, materiais, para o que realmente lhe interessava, mas não queria saber do Senhor. Até mesmo quando se reunia no templo usava do tempo ali para acertar os detalhes de seus planos malignos e de como os executariam. Basta ler Jeremias 7 para entender que isso acontecia. Esse povo que não deixava de comemorar as festas judaicas, que sempre estava no templo, quando levantava as mãos sangue escorria delas por causa de tantos crimes. Era um povo que aparentemente buscava muito ao Senhor, mas a honra que tributava a Ele era só com sua boca e com seus lábios, o seu coração na verdade estava longe do Senhor.

Começando já de madrugada o profeta Jeremias saía pregando o arrependimento dos pecados como a única maneira do povo ser livrado do cativeiro e demais males. Mas, ninguém dava-lhe atenção e ouvidos.

O furor da ira do Senhor arrasou a terra de Israel. E isso porque o Seu povo não quis ouvi-lo, levar a sério Sua Palavra e Seus alertas.

O profeta com muita tristeza disse: Olhei, olhei, olhei e olhei, e só vi tudo destruído.

Olhando para a nossa vida, muitas coisas fora de lugar, que não estão indo pra frente, não dando certo, tristezas, frustrações e desilusões, nos faz pensar o que sobre o que seria a razão para tudo isso? É crucial e urgente que entendamos que nada na nossa vida precisa estar um caos. É mais do que importante que entendamos que precisamos nos voltar para Deus verdadeiramente arrependidos de todos os nossos pecados cometidos contra Ele para que então experimentemos sua boa, agradável e perfeita vontade. Não podemos continuar lendo uma coisa nas Escrituras e fazendo totalmente diferente. Não podemos seguir fazendo de conta que tudo que já se passou e que está registrado no Antigo Testamento nada tem a ver com nossa vida. Em 1ª Coríntios 10:6 está escrito que as coisas que já aconteceram são exemplos para nós.

Portanto, olhemos atentamente para tudo o que aconteceu com Israel no passado por causa da sua dureza, desobediência e satisfação com a vida de pecado, e, humildemente vejamos que o Senhor Deus está nos ensinando através de tudo isso. Prestemos atenção no chamado de Deus para nossa vida e a Ele atendamos. Ele tem nos chamado para fugirmos do pecado e então que dele fujamos e que nos escondamos atrás da cruz de Cristo. Olhemos, olhemos, olhemos e olhemos somente para Cristo, o nosso Senhor e a nossa esperança, a âncora da nossa alma, o nosso Deus.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Heli Donizete (Pastor da IPC de Prata – MG)