“Crescimento espiritual”

“Tudo para a glória de Deus”
1 de agosto de 2020
“Não deixe de viver”
4 de agosto de 2020
“Crescimento espiritual”

A meta de todo verdadeiro cristão é ser semelhante a Cristo. Um dos grandes problemas dos fariseus e legalistas é que eles desejam se tornar mais consagrados e santos através da mera obediência lei. Era uma espiritualidade baseada numa falsa moralidade. Há muitas pessoas hoje que acreditam que podem crescer espiritualmente e até mesmo merecer as dádivas de Deus porque se consideram boas e justas.

Quantas vezes não ouvimos alguém dizer que alguém foi para o céu simplesmente porque não matou, não roubou e não tinha vícios. A Palavra de Deus nos ensina através de muitos textos que as boas obras não podem merecer a salvação e as bênçãos eternas. Primeiro porque não existe boa obra e perfeita justiça fora de Cristo. O jovem rico achou que poderia receber o reino dos céus simplesmente porque acreditava ser um fiel guardador dos mandamentos. Jesus escancarou a sua idolatria ao mandar que vendesse tudo o que tinha e desse aos pobres. Naquele texto Jesus não está condicionando a salvação a venda dos bens para ajudar os pobres, apenas mostrando para o falso religioso que o seu coração estava nas suas riquezas e elas ocupavam o lugar que só Deus é digno.

Os fariseus sempre se vangloriavam do seu rigor e aparente justiça, mas Jesus os comparou a um tumulo que é bonito por fora e pobre por dentro. O verdadeiro crescimento espiritual passa pela justificação em Cristo, pela regeneração do coração, pela conversão dos maus caminhos que conduzirão santificação integral. Todo esse processo começa e termina em Cristo. Como disse alguém certa vez: “o verdadeiro cristão não está tentando ser uma versão melhorada de si mesmo, mas de ser semelhante a Jesus”.

O verdadeiro crescimento espiritual é uma dádiva que Deus concedeu a todos os seus filhos amados que estão mortos para os pecados e vivificados em Cristo.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Ricardo S. Alves (IPC de Palmares Paulista – SP)