“Não deixe de viver”

“Crescimento espiritual”
3 de agosto de 2020
“o prenúncio do fim”
5 de agosto de 2020
“Não deixe de viver”

“Eis sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o homem vil já não passará por ti; ele é inteiramente exterminado.” (Naum 1:15)

Não é ruim quando você fica impedido de poder fazer as coisas que costuma fazer? Por exemplo, esse isolamento social desse tempo de pandemia, não tem sido complicado? Já se vão 4 meses de quarentena, de isolamento social, de recomendações para ficarmos em casa e sairmos o mínimo possível. Até hoje tem gente que está impedida de ir para o trabalho. Muitos nem mais têm seus empregos. Esse tempo, toda essa situação, deu uma mexida brava nas nossas vidas. E têm muitas pessoas sofrendo, adoecendo, se desesperando por causa das incertezas e insegurança por causa de tudo isso. Não tem sido nada fácil. Fica parecendo que estamos impedidos de viver.

Em Naum 1:15 tem uma ordem, ou melhor, tem uma autorização divina para o povo judeu voltar às suas práticas normais do dia-a-dia. Está escrito: “Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o homem vil já não passará por ti; ele é inteiramente exterminado.” Os judeus estavam cercados pelos assírios. Mas, essa situação iria mudar. Deus prometeu isso. A história do povo judeu iria melhorar. Certa feita li uma frase: “Deus é especialista em reviravoltas.” Na nossa vida as coisas tumultuam duma hora pra outra. Num piscar de olhos, tudo muda e fica difícil. E somente Deus na Sua misericórdia e graça para mudar a nossa vida para melhor. Realmente, só o Senhor para colocar as coisas nos seus devidos lugares.

Os judeus não podiam festejar as celebrações, não podiam cumprir os seus votos feitos a Deus, pois os inimigos tiravam a paz e a liberdade do povo do Senhor. O cerco assírio impedia os judeus de viverem normalmente. O rei Senaqueribe, que liderava os assírios, era o tal ‘homem vil’. Pois é, todo o seu empenho, investimento e maldade seriam exterminados pelo Deus de Israel. O que estava impedindo a vida do povo do Senhor seria exterminado pelo próprio Senhor.

O Senhor Deus protege e defende todos aqueles que são Dele. Creiamos no Senhor e descansemos nele. Não deixemos de viver, vivamos bem e felizes, vivendo na presença de Deus e de acordo com Sua vontade.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Pr. Heli Donizeti (Pastor da IPC de Prata/MG).