“Os Bem Aventurados”

“Deus é Soberano”
19 de maio de 2019
“A Justiça de Deus”
21 de maio de 2019

“Os Bem Aventurados”

Não há sobre a face da terra nenhum povo que receba o título de bem aventurado no mesmo sentido que o povo de Deus. Bem aventurado significa feliz, e é importante que se entenda que a base da verdadeira felicidade não é um sentimento momentâneo, mas essencialmente a posição que ocupamos aos olhos de Deus. Em outras palavras, felizes não são aqueles que têm tudo que o mundo pode oferecer, mas aqueles que são amados pelo Pai e ocupam a posição de seus filhos.

No sermão do monte, Jesus não está falando de uma felicidade que pode ser comprada ou conquistada por muito esforço, antes, está falando de uma condição que só pode ser desfrutada por aqueles que nasceram de novo e que são a morada do Espírito Santo.

Qual é a maior de todas as promessas feitas na Bíblia? Seria a terra de Canaã dada aos israelitas que saíram do Egito? Ou ainda a vitória de Ezequias contra a poderosa Assíria? Seria a libertação do cativeiro babilônico que durou 70 anos? Certamente essas foram grandes promessas cumpridas, mas a maior de todas é a presença de Deus no meio do seu povo. Quando Deus diz aos seus servos: sejam fortes e corajosos porque eu estou convosco, ele está fazendo a maior e mais importante promessa que uma pessoa pode receber. O que mais poderíamos desejar em nossa vã existência que não seja a PRESENÇA PODEROSA DO CRIADOR?

Essa promessa ao ser cumprida na vida do cristão deve consistir na base da verdadeira felicidade. Um dos nomes atribuídos a Jesus é EMANUEL, que significa: “Deus Conosco”; portanto, a presença do Deus conosco em nosso meio deve ser a fonte de todo o contentamento. Alguém disse sabiamente que: “Deus é tudo o que nós temos e ao mesmo tempo tudo o que nós precisamos”. Fora isso, qualquer elemento adicional não passa de distração e engano.

Oremos: Senhor abra os nossos olhos para que vejamos o quanto somos bem aventurados e felizes em Cristo. Revela-nos através da tua Palavra a beleza de uma vida santa e piedosa diante dos teus olhos. O Senhor sonda e conhece o nosso coração, por isso te pedimos, ajuda-nos a buscar e a desejar as coisas que te agradam, e assim, seremos bem aventurados no Senhor. Que nós, como seus filhos, tenhamos a consciência de que a tua presença é a maior de todas as promessas sendo a fonte da verdadeira felicidade. Amém.

Rev. RICARDO DE SOUZA (Pastor da IPC de Palmares Paulista – SP)