“Posso contar com as suas orações?” (Texto básico: Lucas 11:5-13)

“Lições da parábola do semeador”
28 de abril de 2020
“Cristo, a nossa verdadeira esperança”
30 de abril de 2020
“Posso contar com as suas orações?” (Texto básico: Lucas 11:5-13)

“Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abri-se-vos-á.” (Lucas 11:9)

“Pode contar comigo para o que der e vier!” Você já ouviu isso alguma vez? Muito provavelmente você já ouviu esta expressão de alguém. Eu que já mudei de bairro e de cidade algumas vezes, ouvi. E é muito comum os nossos novos vizinhos se aproximarem e colocarem-se à disposição. E isso é muito bom. Mas até que ponto esta prontidão é verdadeira?

Devo admitir que nesta minha caminhada, fiz boas amizades com os meus vizinhos. Em algumas situações essa prontidão se concretizou, mas em outras ocasiões, me vi sozinho. Existe um ditado popular que diz: Ninguém é uma ilha. De fato, assim como socorremos, somos também socorridos em nossa rede de amizade. Sabendo desta dinâmica, o Senhor Jesus contou uma parábola para na sequência fazer um desafio aos seus ouvintes.

De forma inusitada o título da parábola é: “O amigo importuno”, ou seja, o amigo inconveniente. De acordo com a descrição da parábola, o anfitrião queria apenas suprir a fome da sua visita inesperada. Porém, naquele instante não havia recursos para tal. O que fazer? Recorrer a quem está mais próximo. Acontece que o horário era impróprio, daí a recusa com a voz vindo lá de dentro: Deixe-nos dormir! Entretanto, como o vizinho insistia, achou por bem levantar-se de uma vez e já resolver antes que acordasse toda a família.

Na sequência Jesus desafiou os seus ouvintes para que apresentassem as suas necessidades diante do Pai de forma perseverante mantendo a viva esperança de que as suas súplicas seriam atendidas. Observe que detalhe interessante, na parábola o engajamento do anfitrião não era para atender a sua própria necessidade, mas para socorrer o amigo que havia chegado. Como o assunto é oração, somos instigados pelo Senhor Jesus a nos dedicar. Devemos dedicar horas, dias e até meses rogando por aqueles que nos cercam, para que por meio das nossas súplicas alcancem os favores do alto. Cristo disse: “Pois todo aquele que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abri-se-lhe-á” (v.10).

Invista tempo em oração pela vida de outros.

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. Givaldo Santana (Pastor na IPC de Birigui – SP)