“Lições da parábola do semeador”

“O amor de Jesus”
27 de abril de 2020
“Posso contar com as suas orações?” (Texto básico: Lucas 11:5-13)
29 de abril de 2020
“Lições da parábola do semeador”

Os ouvintes de Jesus, quando contou esta parábola, constava de pessoas que eram próximas Dele, e também “uma grande multidão e vindo a Jesus gente de várias cidades” (Lc 8.4). Jesus, em Seu ministério, “ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus” (Lc 8.1). Então Jesus conta a parábola do semeador.

O semeador saiu e semeou a semente ou, a Palavra de Deus. Ele não escolheu o tipo de solo para lançar a semente apenas fez o seu trabalho. O que podemos aprender com esta parábola? Quero ressaltar as seguintes lições:

1. O solo à beira do caminho representa aquele que ouve a Palavra de Deus, mas o Diabo vem e arranca a semente que caiu nele. É um solo sem profundidade, pois a umidade existente é insuficiente para que a semente crie raízes. O coração está endurecido e é insensível à Palavra de Deus.

2. O solo de pedra é interessante. Expressa, aparentemente, que recebeu a Palavra de Deus. Sua reação de alegria é, apenas, momentânea. Responde, de maneira imediata à Palavra, creem por algum tempo, todavia “desistem na hora da provação” (Lc. 8.13). É um coração que tem uma reação positiva e imediata à mensagem do evangelho, “mas não têm raiz”. Poderíamos dizer que é aquele coração que ouve tudo e não crê em nada.

3. O solo entre os espinhos chama a nossa atenção, pois chega até mesmo, inicialmente, a seguir os ensinamentos. Nesse tipo de solo há uma disputa, pois, outras raízes há nesse coração. A Palavra de Deus é sufocada “pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem” (Lc. 8.14). É um coração dividido entre amar a Deus e amar o mundo. O que simplesmente é impossível.

4. O solo que representa a boa terra é aquele que, não apenas ouve, mas também crê na Palavra de Deus e a pratica. E isso faz toda a diferença, visto que não é suficiente apenas ouvir, pois, crer é essencial. A evidência da verdadeira conversão a Deus é que esse solo dá fruto “com perseverança” (Lc 8.15).

Esta parábola ensina que não há neutralidade à Palavra de Deus: ouvir, todos ouvem; crer, nem todos. Mas, todos reagem à Palavra de Deus.

“O semeador saiu a semear”. Ele não escolheu o tipo de solo. Apenas saiu e semeou. Você tem semeado a Palavra de Deus?

Que o Senhor Jesus conceda um ótimo dia a você e toda a sua família.

Rev. José Paulo Brocco (Pastor na 1ª IPC de São Paulo)